quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

O ABIKÚ

QUANDO EM 1969 EU AINDA CHEGANDO DO ALEGRETE-RS, MUITO DOENTE E COM DIVERSAS INTERNAÇÕES HOSPITALARES, NADA MUDAVA AQUI EM S.PAULO-SP., ATÉ QUE COMO JÁ CONTEI EM OUTRO TEXTO SOBRE A MINHA INICIAÇÃO, NAQUELA ÉPOCA JÁ SE FALAVA EM ABIKÚ COMO UMA SENTENÇA DE MORTE, COISA QUE COMO VOCES PODEM VER AINDA ESTOU AQUI APÓS 40 ANOS, SE ABIKÚ OU NÃO MUITO SE PODE FAZER A RESPEITO QUANDO SE BUSCA COM FÉ NOS PÉS DO ORIXÁS, POIS SE A TRADUÇÃO DE (ABÍ  KÚ) (NASCIDO PARA MORRER) ENTÃO SOMOS TODOS ABÍKÚ..... PESQUISANDO ENCONTREI UM TEXTO QUE PODE BEM EXEMPLIFICAR ESTA SITUAÇÃO.


Texto de José Ribas
Por Fernando D’Osogiyan
O têrmo Abikú não se pontua apenas à aqueles que nascem para morrer, como determina o conceito Yurubá, pois sendo assim todos nós seríamos Abikús. Costumo dizer, para exemplificar, que Abikú tem qualidade, ou seja, existem vários tipos de abikú e formas de atuação e agregação, numa mesma concepção.
Pode-se cuidar de uma criança Abikú, fazendo-a conviver normalmente entre os seus fazendo oferendas, ebós, tratamento do Orí que são capazes de reter no mundo o Abikú e de lhe fazer esquecer sua promessa de volta, rompendo assim o ciclo de idas e vindas constantes entre o Orun e o Aiye, fazendo pactos também.
Os Abikús tem influência na família, são poderosos manipuladores, videntes, espíritos envelhecidos, atitudes de adulto, etc.
A energia de um Abikú pode rondar uma gravidez, muitos rompimentos e perda de bebê estão relacionadas, porém, não se pode confundir falta de cuidados e tratamento adequado na gravidez com Abikú. Quando o zelador observa através do jogo a presença de Abikú, o tratamento começa no ventre da mãe com as obrigações necessárias e ebós, através de Oxun, Orí, Exú, Egungun, Oxalá.
Existem também os Orixás Abikús Oxalá e Nanã, pois regem a vida e a morte nos dois planos de vida e energia, sendo assim, todas as pessoas de Oxalá e Nanã são Abikús, inclusive a própria iniciação os diferencia como especiais. Mas, independente disso, outras pessoas de qualquer outro Orixá pode ser da família Abikú, a família Kóreo.
Um conceito interessante, que vale uma reflexão é que: uma pessoa pode introduzir em sua vida o espírito abikú, quando antecipa os seus ciclos naturais em função da ambição ou opções de vida. Isto a levará a tornar-se um Abikú, pois certamente terá a data da sua morte antecipada.
Abikú é muito mais do que se pode imaginar, sem dúvida alguma, há conceitos, preceitos, ewós, etc, e deve ser tratado simultâneamente no mundo visível e invisível.
Awúre Kóreo, axé.

                                                                                                                        

                                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário