Texto
de José Ribas
Por Fernando D’Osogiyan
O têrmo Abikú não se pontua apenas à aqueles que nascem para morrer, como determina o conceito Yurubá, pois sendo assim todos nós seríamos Abikús. Costumo dizer, para exemplificar, que Abikú tem qualidade, ou seja, existem vários tipos de abikú e formas de atuação e agregação, numa mesma concepção.
O têrmo Abikú não se pontua apenas à aqueles que nascem para morrer, como determina o conceito Yurubá, pois sendo assim todos nós seríamos Abikús. Costumo dizer, para exemplificar, que Abikú tem qualidade, ou seja, existem vários tipos de abikú e formas de atuação e agregação, numa mesma concepção.
Pode-se
cuidar de uma criança Abikú, fazendo-a conviver normalmente entre os seus
fazendo oferendas, ebós, tratamento do Orí que são capazes de reter no mundo o
Abikú e de lhe fazer esquecer sua promessa de volta, rompendo assim o ciclo de
idas e vindas constantes entre o Orun e o Aiye, fazendo pactos também.
Os
Abikús tem influência na família, são poderosos manipuladores, videntes,
espíritos envelhecidos, atitudes de adulto, etc.
A
energia de um Abikú pode rondar uma gravidez, muitos rompimentos e perda de
bebê estão relacionadas, porém, não se pode confundir falta de cuidados e
tratamento adequado na gravidez com Abikú. Quando o zelador observa através do
jogo a presença de Abikú, o tratamento começa no ventre da mãe com as
obrigações necessárias e ebós, através de Oxun, Orí, Exú, Egungun, Oxalá.
Existem
também os Orixás Abikús Oxalá e Nanã, pois regem a vida e a morte nos dois
planos de vida e energia, sendo assim, todas as pessoas de Oxalá e Nanã são
Abikús, inclusive a própria iniciação os diferencia como especiais. Mas,
independente disso, outras pessoas de qualquer outro Orixá pode ser da família
Abikú, a família Kóreo.
Um
conceito interessante, que vale uma reflexão é que: uma pessoa pode introduzir
em sua vida o espírito abikú, quando antecipa os seus ciclos naturais em função
da ambição ou opções de vida. Isto a levará a tornar-se um Abikú, pois
certamente terá a data da sua morte antecipada.
Abikú
é muito mais do que se pode imaginar, sem dúvida alguma, há conceitos,
preceitos, ewós, etc, e deve ser tratado simultâneamente no mundo visível e
invisível.
Awúre Kóreo, axé.
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