Este livro não publicado é um trabalho de pesquisa e de vida dedicado a minha crença aos Orixás desde meus nove anos de idade, e como tenho visto em muitos saites e blogs tantas coisas algumas desconhecidas e outras conhecidas, é que resolvi publicarr através deste, alguns capitulos deste livro.
Antes que alguém faça isto por mim, e porque estou lhes contando isto e que andei distribuindo alguns CDs que contiam cópias deste livro, não que contenha nenhum segredo de estado, mas é a minha vida até hoje dentro do ariaxe,.
AS CURIOSIDADES DO CANDOMBLÉ DE A a Z
A Primeira coisa destas curiosidades é que a palavra candomblé não é de origem africana e sim muito provavelmente tenha sofrido um afrancesamento de uma palavra bantho “Candombe”, que tem seus registros na História antes mesmo de nosso descobrimento, ainda na África, no Congo os negros que estavam sendo catequizados não queriam abandonar suas crenças e assim criaram suas sociedades secretas às congadas adotando uma Santa de devoção neste caso Nossa Senhora do Rosário, e Candombe é um dos nomes desta sociedade. O Candomblé define uma crença que é praticada no continente Africano e nas Américas, e é uma junção de varias crenças que se fundiram quando seus povos foram extraditados para nosso continente.
Estou tentando colocar algumas velas acessas sob este manto de obscuridade que é a crença de muitos Brasileiros leigos ou iniciados, que não dispõem de pessoas dispostas a fornecer estes conhecimentos, e muitos tem mesmo receio de perguntar e passarem a serem vistas como curiosas antes do tempo, no meu caso fui levado a esta crença por motivo de doença, quando ainda criança na idade de nove anos, sem ter nenhuma noção do que se tratava aquela casa, Quero agradecer a minha mãe iniciadora Dona Maria da Paz Oliveira (Ominabela) filha de Oxum Apará, iniciada em 1966 por Pai Gerson de Iansã (Nesta época ela foi procurar Zezinho que acabou virando no futuro o Sr. Zé do Oxóssi, que fazia parte do Trio de Ouro assim composto: Pai Gerson o pé de Dança não havia quem melhor dançasse um candomblé, Zezinho o que melhor conhecia de orixá num apoti, e Danjita[1] o melhor jogador de Búzios em São Paulo) onde foi sua rombona em sua Roça na Cidade de Osasco-SP, ele criado no Chamba[2] e depois no Ketu, nesta nação foi que raspou ominabela em seus trinta e cinco anos de idade que chegava do Recife e deixava para traz um casamento e um filho para tentar a vida em São Paulo, após esta viagem de navio do Recife a Santos-SP.
Para dar sua obrigação de sete anos foi visitar e se aconselhar com mãe menininha em Salvador e recebeu o seguinte conselho procurar seu Bobó na Cidade de Guarujá-SP, com quem realizou sua obrigação de sete anos. Em sua obrigação de 21 anos foi nas águas de Pai Zé D Oxossi que tem sua Roça no bairro do jardim nordeste na zona leste, nesta estavam presente duas Yalorixas de nome Helena sendo uma de Oxum e outra de Logum-Edé o Ogã Nicão a hoje herdeira da casa Mogibe, além de muitos outros filhos desta grande Roça de Candomblé cuja raiz vem do Ilê Ilha Amarela de Salvador, por ali nesta época transitavam Monakissimbi esposa do Ogã Genador filhos de Joãozinho da Goméia do Rio de Janeiro.
Em seus últimos dias se cuidava com Pai Toninho D’ Oxum filho de santo de Dona Lidia do Recife que após sua partida passou a se cuidar com Dona Janda D’ Oxum que há poucos dias também nos deixou, mãe carnal de Manoel Papai hoje o responsável pela Roça conhecida por Sítio do Pai Adão. Roça esta que ainda jovem ominabela conheceu e freqüentou, mas só isto, Quando eu á conheci estava dando sua obrigação de três anos de santo, em sua vida carnal só teve oito filhos de santo e isto só se deve a sua exigência quanto à necessidade extrema de feitura.
Acredito que estou oferecendo uns aperitivos aquelês que tenham vontade de saborear esta Cultura trazida de tão longe por um povo que foi roubado de seus lares e aqui misturados com outros do seu mesmo continente, A sua religiosidade seus ritmos sua culinária se misturam a de seus algozes e nos deixaram esta riqueza que hoje desfrutamos, eram eles oriundos da (Nigéria, Daomé, Angola...) que em suas Tribos eram chamados de (efon,Ketus-Nagôs, povos Yorubanos e Banthos) espalhados neste nosso enorme país onde no Maranhão os Jejes criaram o Tambor de Mina, Na Bahia Ketu e Angola, Pernambuco os Nagôs, no Rio de Janeiro Omoloco. Cada qual com suas vertentes deram e dão livros e revistas. Pena não possuir mais conhecimentos dos que estou passando aqui.
[1] Era sua dijina filho de oxumare/ seu nome verdadeiro era Walter
[2] Um dos nomes do Xangô do nordeste
sexta-feira, 16 de abril de 2010
quarta-feira, 31 de março de 2010
Seguindo os Passos do Destino
Ontem, Comentamos sobre o que o povo do Santo traz em sua raiz a respeito do destino e como ele pode ser alterado, e hoje darei continuidade a este assunto citando que em principio a sua simbologia esta demonstrada em 16 Odus e em seus desdobro, assim como na cultura ocidental possuímos o habito de ler nosso horóscopo que esta dividido em 12 Signos e são alterados pelos seus ascendentes, informamos que na Cultura Afro-Brasileira de certa maneira nas Nações Ketu e Nago principalmente onde se Cultua um personagem conhecido como Olwo que vem a ser um sacerdote de Ifá e para tanto em sua origem ele é criado desde menino por um Babalawo e deve estar formado depois de no minímo 10 anos de estudos do jogo e dos Itás(estórias) das quedas dos Búzios da Tabúa de Ifá.
Estas quedas são estudas mediante a posição dos Búzios (abertos ou fechados) e certas particularidades como: um cair sobre o outro, podendo ter um significado aberto sobre aberto, ou aberto sobre o fechado e assim também pode ser a formação de um desenho formado sobre a tabúa dependendo dos Odus que abriram o jogo também poder ter um itá correspondente, e o que é este itá, como já foi citado é uma lenda que associada aquela queda indica o que deve ser feito para poder ativar aquela situação que se apresenta naquele momento este ato é conhecido como (Ebó). Vou dar um exemplo no caso de ontem do Odú Okoron que quando se vai jogar e ele aparece de primeira possui um significado de que a pessoa esta com risco de algo de ruim em seu caminho e para tanto não se deve jogar para esta pessoa e sim se ela estiver preparada deve se mandar buscar um galo e sacrifica-lo e passar uns banhos de folha para ela e solicitar que volte depois de tres dias de preceito, o que é preceito em regras básicas é que aquela pessoa não deve usar roupa escura (Preto,Azul marinho e mesmo o vermelho) não ter relações físicas com ninguém e então passado este volta para jogar.
Este Odú também possui uma outra conotação quando cai já no andamento do jogo, mas isto é uma outra estória assim como seus desdobro que como vocês viram ontem, o que posso dizer é que cada um deles esta associado a um Orixá.
Estas quedas são estudas mediante a posição dos Búzios (abertos ou fechados) e certas particularidades como: um cair sobre o outro, podendo ter um significado aberto sobre aberto, ou aberto sobre o fechado e assim também pode ser a formação de um desenho formado sobre a tabúa dependendo dos Odus que abriram o jogo também poder ter um itá correspondente, e o que é este itá, como já foi citado é uma lenda que associada aquela queda indica o que deve ser feito para poder ativar aquela situação que se apresenta naquele momento este ato é conhecido como (Ebó). Vou dar um exemplo no caso de ontem do Odú Okoron que quando se vai jogar e ele aparece de primeira possui um significado de que a pessoa esta com risco de algo de ruim em seu caminho e para tanto não se deve jogar para esta pessoa e sim se ela estiver preparada deve se mandar buscar um galo e sacrifica-lo e passar uns banhos de folha para ela e solicitar que volte depois de tres dias de preceito, o que é preceito em regras básicas é que aquela pessoa não deve usar roupa escura (Preto,Azul marinho e mesmo o vermelho) não ter relações físicas com ninguém e então passado este volta para jogar.
Este Odú também possui uma outra conotação quando cai já no andamento do jogo, mas isto é uma outra estória assim como seus desdobro que como vocês viram ontem, o que posso dizer é que cada um deles esta associado a um Orixá.
terça-feira, 30 de março de 2010
Os Desdobros dos 256 Omo Odus de Ifa
Tenho reparado a grande quantidae de saites que se propoem realizar verdadeiros milagres dentro de conhecimentos dos fundamentos do Candomblé, Quimbanda e outras crenças como Cultos de Ciganos Etc..., para não esticar tantos outros cultos então acredito que deveria também dar meu palpite a estes senhores e Senhoras que alegam tal conhecimento e porque digo conhecimento e não poder de realizar tal façanhas. É muito simples é que em meus estudos já ouvi falar que em nossos antepassados alguns conheciam invocações que tinham o poder de mudar a vontade de uma pessoa como um hipnotismo moderno e a pessoa perder a vontade própria. Mas isto a muito foi perdido pelo que eu saiba e a mim quando isto foi relatado fui advertido de que tratasse de algo que nos traz grandes problemas principalmente porque estamos utilizando este conhecimento não em causa própria não que isto justifique tal pratica, mas o livre arbitrio também é conhecido nas demais seitas, então não se pode procurar este direito em beneficio de outro, quando conhecemos que o verdadeiro amor é servir, é perdoar, é procurar ver o outro feliz e nunca tornar sua vontade nossa escvava.
Para tanto passarei a voces daqui para frente o que é parte deste conhecimento do destino e como ele influencia a nossa vida. São chamados de Odus que estão mais difundidos no jogo de Buzios este que sitarei aqui é aquele que praticado pelos Oluwos o Senhores que conhecem os segredos de Ifa (ou Destino) eles são Dezesseis e quando desdobrados se tornam 256 e assim podendo chegar a alguns milhares mas passarei ao decorrer dos dias um Odu e seu desdobro começamos dizendo que cada um esta diretamente associado a alguns Orixás e portanto interferindo nas caracteristicas desta pessoa caso não entendendo utilize os comentarios que lhe esclarecerei.
Estes são os desdobro de: OKARON
kaneju-oro-lalu-epe-yatenji-monju-lonan-kalingue-azeleju-jelu-mavan-otonti-mamboji-legi-olanfin-otoyku
Para tanto passarei a voces daqui para frente o que é parte deste conhecimento do destino e como ele influencia a nossa vida. São chamados de Odus que estão mais difundidos no jogo de Buzios este que sitarei aqui é aquele que praticado pelos Oluwos o Senhores que conhecem os segredos de Ifa (ou Destino) eles são Dezesseis e quando desdobrados se tornam 256 e assim podendo chegar a alguns milhares mas passarei ao decorrer dos dias um Odu e seu desdobro começamos dizendo que cada um esta diretamente associado a alguns Orixás e portanto interferindo nas caracteristicas desta pessoa caso não entendendo utilize os comentarios que lhe esclarecerei.
Estes são os desdobro de: OKARON
kaneju-oro-lalu-epe-yatenji-monju-lonan-kalingue-azeleju-jelu-mavan-otonti-mamboji-legi-olanfin-otoyku
Como meu Proposito e tentar buscar voce ???
Irei mostrando cada vez mais quem é este que lhe procura, e para tanto mostrarei um pouco de mim e do que gosto de fazer como escrever poesias.
Lindos Dias de Sonhos Acordados
Como pude acordar de sonhos tão bons,
Talvez por ser um tolo que queria saber
Se você era de verdade? Ou eu era?
Quando se pode dominar o mundo
Mas não se pode dominar a si mesmo
Tornamos as coisas que nos cercam sem valor
Creio que foi o que aconteceu com aquele rei
Que se tornou o bobo de sua própria corte
Vivera a eternidade de sua vida a se questionar
Cruel é a velhice não pelos seus longos anos, mas,
Por tornar possível que vejamos estes em nossa mente
Dia a dia os grandes sonhos acordados que vivemos
E você sempre estará lá com aqueles olhos cor de mel
Que me diziam nada tema você é o dono de tudo
Creia que tendo a mim o que tem importância
Se a lua não aparecer ou o sol não brilhar amanhã
Voce tem amim meu jovem amor.
Lindos Dias de Sonhos Acordados
Como pude acordar de sonhos tão bons,
Talvez por ser um tolo que queria saber
Se você era de verdade? Ou eu era?
Quando se pode dominar o mundo
Mas não se pode dominar a si mesmo
Tornamos as coisas que nos cercam sem valor
Creio que foi o que aconteceu com aquele rei
Que se tornou o bobo de sua própria corte
Vivera a eternidade de sua vida a se questionar
Cruel é a velhice não pelos seus longos anos, mas,
Por tornar possível que vejamos estes em nossa mente
Dia a dia os grandes sonhos acordados que vivemos
E você sempre estará lá com aqueles olhos cor de mel
Que me diziam nada tema você é o dono de tudo
Creia que tendo a mim o que tem importância
Se a lua não aparecer ou o sol não brilhar amanhã
Voce tem amim meu jovem amor.
segunda-feira, 29 de março de 2010
Uma Reflexão sobre a Nossa Dualidade
Gosto muito de escrever mas não sei se é de boa qualidade, mas depois de ler que o escritor Fernando Pessoa afirma que ele escreve e os que querem publicar que ponham em ordem, me permito esta reflexão.
Alguns dizem que escrever é prazeroso, e outros afirmam ser dolorido poeticamente como dar a luz a um filho. Creio que as duas opiniões estão certas e porque? É que escrever é transferir nossas experiências para o papel, e como tal as boas emoções ao relembra-las nos faz feliz e claro as más nós chocam, não importando o tempo que passou.
E não podemos escrever sem que os sentimentos guiem nossas mãos, mesmo que criemos uma ficção todos os personagens ainda que não humanos, lhe emprestamos caracteristicas para ele poder existir assim, vamos definindo com qualidades, dócil, indolente, valente, medroso, raivoso e etc...
E neste contexto podemos admitir suas qualidades ou apontar seus defeitos e isto vai virar uma criação de nossa mente e fruto de nossas experiências, então realmente podemos sentir dor ou alegria na mesma estória, pois ela e fruto de nossas vivências.
Eu me proponho escrever poesias e não me pergunto se são boas ou ruins mas só as escrevo porque as sinto, também escrevo lembranças estas foram boas ainda que muitas que a venham a lê-las poder ter certeza de que foram lembranças que deveriam ser esquecidas, mas como dar valor ao bem ou mesmo dimensiona-lo sem a existência do mal.
E seguindo por este raciocínio vamos pensar como os filósofos o que é o Bem sem o Mal ou vici-versa, pois é uma questão de logística, um esta oposto ao outro, não é matemática é como afirmei(questão de firme opinião) é de logística pois vai depender de sua posição em relação ao problema veja esta situação corriqueira em nossos meios de comunicação, o caso dos povos meio irmãos estou me referindo ao Árabes e Judeus possuindo o mesmo patriarca Abraão, os Árabes se julgam certos mas se você for partidário do sionismo vai acha-los totalmente errados.
Analise esta situação e você verá que o que coloquei nestas linhas nada mais foi que a dualidade humana já vem de muito longe e que independe de raça ou cultura ou mesmo religião, temos mão direita e esquerda e assim canhoto ou destro. Ninguém esta totalmente certo o totalmente errado, para tanto a cultura oriental criou dentro de um circulo os símbolos yin e yang
e isto nos prova que o certo e o errado é uma questão de ponto de vista.
Alguns dizem que escrever é prazeroso, e outros afirmam ser dolorido poeticamente como dar a luz a um filho. Creio que as duas opiniões estão certas e porque? É que escrever é transferir nossas experiências para o papel, e como tal as boas emoções ao relembra-las nos faz feliz e claro as más nós chocam, não importando o tempo que passou.
E não podemos escrever sem que os sentimentos guiem nossas mãos, mesmo que criemos uma ficção todos os personagens ainda que não humanos, lhe emprestamos caracteristicas para ele poder existir assim, vamos definindo com qualidades, dócil, indolente, valente, medroso, raivoso e etc...
E neste contexto podemos admitir suas qualidades ou apontar seus defeitos e isto vai virar uma criação de nossa mente e fruto de nossas experiências, então realmente podemos sentir dor ou alegria na mesma estória, pois ela e fruto de nossas vivências.
Eu me proponho escrever poesias e não me pergunto se são boas ou ruins mas só as escrevo porque as sinto, também escrevo lembranças estas foram boas ainda que muitas que a venham a lê-las poder ter certeza de que foram lembranças que deveriam ser esquecidas, mas como dar valor ao bem ou mesmo dimensiona-lo sem a existência do mal.
E seguindo por este raciocínio vamos pensar como os filósofos o que é o Bem sem o Mal ou vici-versa, pois é uma questão de logística, um esta oposto ao outro, não é matemática é como afirmei(questão de firme opinião) é de logística pois vai depender de sua posição em relação ao problema veja esta situação corriqueira em nossos meios de comunicação, o caso dos povos meio irmãos estou me referindo ao Árabes e Judeus possuindo o mesmo patriarca Abraão, os Árabes se julgam certos mas se você for partidário do sionismo vai acha-los totalmente errados.
Analise esta situação e você verá que o que coloquei nestas linhas nada mais foi que a dualidade humana já vem de muito longe e que independe de raça ou cultura ou mesmo religião, temos mão direita e esquerda e assim canhoto ou destro. Ninguém esta totalmente certo o totalmente errado, para tanto a cultura oriental criou dentro de um circulo os símbolos yin e yang
e isto nos prova que o certo e o errado é uma questão de ponto de vista.
sexta-feira, 26 de março de 2010
A Fé é o Balsamo de Deus
Estou depois de já ter publicado alguns texto de meu mentor K'ibo, eperando que alguém perceba alguns erros de todas natureza para ver se alguém perceba e utilize o quadro de comentarios, e tome coragem se não for para elogiar, critique ou mesmo me relate uma de suas aventuras gloriosas e frustantes. É para isto que me dispus a publicar este blog, é para poder ajuda-lo se não for possível pelo memos verificar se já não passei por algo semelhante em minha vida ou na vida de algum cliente, e assim lhe passar um comentário de tal experiência e que foi sucesso naquele caso. E agora não pode ter o mesmo efeito com voce meu amigo(a), o que não podemos é desistir de lutar, ponha uma regra em sua vida que o pastor Silas Malafai costuma utilizar em seus procunciamentos: Batalhar sempre! Desistir nunca!, então saiba que o problema de hoje é um degrau para a vitoria do amanhã, o fraquejar é o alimento de nosos inimigos, mas a fé é o balsamo de "Deus" e ele nos disse que em sua palavra (biblia) "Que ele é o que é" a Moises ele respondeu quando indagado a quém ele diria que o enviava aos seus (Judeus preso no Egito) sua resposta foi diga que "Eu sou! e que minha palavra uma vez pronunciada não retornara sem que seja cumprida!" Assim temos que crer neste "Deus" pratique a caridade que foi a sua dadiva
para nos mas podermos nos aproximar dele. Amém a todos(a)
para nos mas podermos nos aproximar dele. Amém a todos(a)
Sou humano e como tal possuo as suas carencias
Sou fraco
Ou fico fraco
Pois ouço sua voz
Mas onde você esta
Olho ao redor e me vejo só
Fecho meus olhos na esperança
De que sentirei seu perfume
E encontro todos os aromas
Mas enquanto meus olhos estão fechados
Encontro um jovem que um dia deixou-se apaixonar
E ele sorri para mim brincando com as coisas etérias
Descobrir o amor como paixão faz parte de nossa vida
Mas o mais importante é compreender que a paixão é só em sí
E o amor é pleno é inteiro e se estamos nos sentindo fracos é porque não amamos Estamos egoísta querendo que alguém nos ame deixando assim que todos percebam
É quando precisamos aprender para podermos dizer que verdadeiramente amamos alguém...
Espero que este seja você mesmo, pois, diz o mestre se não aprendermos amar a nós primeiro como poderemos amar aos outros.
Num momento que perguntava que aprendi amar de outra maneira tão diferente, e kibo me trouxe esta situação que nós mesmo em nossa carência acabamos confundindo nossos sentimento, principalmente se já vivemos uma experiência de amor verdadeiro, apesar de desejar ter a solução mais carnal, ele me fortalece em sua sabedoria espiritual, obrigado por estar comigo e sua resposta nunca agradeça a mim e sim ao divino que me proporciona crescer diante do seus olhos (olhos de Deus).
Reflexão de k’ IBO quando estamos só pensemos no amor.
Ou fico fraco
Pois ouço sua voz
Mas onde você esta
Olho ao redor e me vejo só
Fecho meus olhos na esperança
De que sentirei seu perfume
E encontro todos os aromas
Mas enquanto meus olhos estão fechados
Encontro um jovem que um dia deixou-se apaixonar
E ele sorri para mim brincando com as coisas etérias
Descobrir o amor como paixão faz parte de nossa vida
Mas o mais importante é compreender que a paixão é só em sí
E o amor é pleno é inteiro e se estamos nos sentindo fracos é porque não amamos Estamos egoísta querendo que alguém nos ame deixando assim que todos percebam
É quando precisamos aprender para podermos dizer que verdadeiramente amamos alguém...
Espero que este seja você mesmo, pois, diz o mestre se não aprendermos amar a nós primeiro como poderemos amar aos outros.
Num momento que perguntava que aprendi amar de outra maneira tão diferente, e kibo me trouxe esta situação que nós mesmo em nossa carência acabamos confundindo nossos sentimento, principalmente se já vivemos uma experiência de amor verdadeiro, apesar de desejar ter a solução mais carnal, ele me fortalece em sua sabedoria espiritual, obrigado por estar comigo e sua resposta nunca agradeça a mim e sim ao divino que me proporciona crescer diante do seus olhos (olhos de Deus).
Reflexão de k’ IBO quando estamos só pensemos no amor.
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