terça-feira, 27 de abril de 2010

EGBORI
Este ebó e destinado para a cabeça da pessoa, ele tem a premissa de fortalecer a capacidade de discernimento da pessoa que o recebe, não esta associado à feitura de santo, mas é feito quando a pessoa deseja ser iniciada, até mesmo para que a pessoa tenha o firme propósito de que é isto mesmo que deseja, pois uma vez assumido o compromisso com seu orixá não haverá mais retorno.
Este bori é um pouco maior do que os ebós comuns, ele em minha casa de santo começava com a pessoa ficando um dia antes para descansar o corpo e enquanto descansava íamos buscar as folhas para preparar o seu amaci e seu colchão, após este é que realmente começava o ritu. Neste momento o roncó esta preparado com um colchão de folhas que por cima será colocado uma inim (Esteira de Juta) com um lençol virgem, a volta da esteira eram colocados todos os pratos (alimentos cozidos) de todos os Orixás, um obí, um Orobô[1] um fio de conta Branco para Oxalá, um pouco de mel, Sal, Azeite doce, água, Dendê e Vinho Branco Doce, uma pescada fresca que depois seria assada, um prato de frutas não cítricas um Bolo Branco uma Quartinha Branca e uma Tijelinha de louça Branca, um prato branco, uma vela de sete dias Branca, um rolo de algodão quatro Búzios abertos e uma moeda velha (Prateada) uma lobasa[2] e uma obé[3] duas folhas da costa e um Pombo Branco perfeito e um Ibi[4].
Esses pratos deverão ser passados da seguinte forma: a iaô deve estar sentada na inim de costa na parede o prato deve ser levado ao pé direito para o esquerdo, daí subir a altura do coração e daí para o lado direito e esquerdo subindo para a cabeça enquanto se entoa uma cantiga. A Confirmação de que tudo estava correto, se da com a lobassa sendo jogada no prato.
A feitura deste ato só ocorria após as 20 horas, demorava aproximadamente duas horas, ele iria fazer seu ajeum (janta) já com as comidas ali postas, e claro ficava na roça três dias comendo e bebendo em prato de ágata e caneca do mesmo material que deveriam seguir com ele até depois de sua obrigação ou pelo menos mais quatro dias que deveria respeitar o preceito em casa. Nada de sexo, nada de roupa escura, não deveria passar a porta de cemitério e tomar banho de amaci todos os dias. Suas atracações[5] só deverão ser retiradas após o sétimo dia, alias atracações são feitas da palha da costa trançadas e banhadas no abo e colocadas nos braços e uma grande na cintura chamada de umbigueira.
Quanto aos pratos arriados no roncó, este serão levantado após a saída da iaô e serão entregue na mata próxima a água limpa, ainda que alguns destes fossem consumidos pela iaô ou por pessoas que o visitaram ou mesmo que participaram deste ato na Roça.
Agora veremos algumas sintíses de orixás Yorubas:
EXÚ ORIXÁ
Exú é o Orixá sempre presente, pois o culto de cada um dos demais orixás depende de seu papel de mensageiro. Sem ele orixás e humanos não podem se comunicar. Também chamado Legba, Bará e Eleguá, sem sua participação não existe movimento, mudança ou reprodução, nem trocas mercantis, nem fecundação biológica.
Na época dos primeiros contatos de missionários cristãos com os Yorubás na África, Exú foi grosseiramente identificado pelos Europeus com a Figura do Diabo cristão e ele carrega este fardo até os dias de hoje. Este orixá é literalmente aquele mais próximo ao homem e carrega em seu arquétipo às qualidades e defeitos do homem, sua figura normalmente moldada é só o busto onde sobre sua cabeça existe um pênis em riste. Suas cores são o preto e vermelho seu dia da semana é normalmente as segundas feiras, sua arma é um porrete chamado ogó onde claramente se vê na ponta a cabeça de um pênis.
Quando se veste no barracão sua roupa é uma calçola, e uma saieta nas cores Preta e Vermelha com pequenas cabaças presas a saeta e com um gorro grande em sua cabeça e o Ogó nas mãos. É muito difícil, de se ver uma saída deste orixá devido a mística que se criou.
Suas oferendas ou Ebós são:
Cachaça - hoje em muitas casas passaram a oferecer Gim ou outras bebidas forte. Farofa - Ela pode ser feita com água, mel, dendê ou Cachaça com farinha de Mandioca. Pimenta – Fresca principalmente a conhecida como Dedo de Moça. Galo - Grande preto ou vermelho. Cabrito - Principalmente com chifres grandes. Búzios - De todas as qualidades. Obí - Noz de Cola. Velas - Não importa cor. Dependendo do objetivo poderá ser entregue em diversos locais, Rua, Avenida, Encruzilhada nas matas etc.
Cantiga de Exú: Ibara bá ou abou . Mougibá cuibaxé (bis) . Abou mougibá felebá ogum lonan.

Exú Tiriri Baraobébe tiriri seonan Exú tiriri barao ô Bêbe Tiriri lonan Exú oguim a...
OGUM ORIXÁ
Ogum governa o ferro, a metalurgia, a guerra. É o dono dos caminhos, da Tecnologia e das oportunidades de realização pessoal foi, num tempo arcaico, o orixá da agricultura, da caça e da pesca, atividades essenciais à vida dos antigos.
Assim, ele é muito próximo de Oxossi ou Odé e outros orixás caçadores, como Erinlé ou Ibualama, Logum Edé e Otim, que são os donos da vegetação e da fauna, detendo a chave da sobrevivência do homem através do trabalho. Orixá Oco divide com Ogum o patronato da agricultura, mas foi esquecido no Brasil, provavelmente porque aqui o Candomblé se formou como religião urbana.
E pelo sincretismo foi transformado em São Jorge, e protetor dos Policiais, Seu dia na semana é as terças-feiras, sua cor é o azul, mas suas contas são verde, Quando sai no salão usa capacete, espada, e escudo normalmente de latão, e em seu assentamento e um composto de muitas peças de ferro (bigorna, pregos grandes, ferramentas, facão), no Brasil possui muitas qualidades (Onirê, Ogunjá, Xoroquê etc..). Suas oferendas ou Ebós são:
Feijão Preto – Cozido (Sua festa Anual é chamada de Feijoada d’Ogum) Acarajé - Feijão fradinho pilado e misturado com camarão seco e frito Acaçá - Amido cozido e embrulhado em folha de Bananeira Cerveja Preto - Garrafa Inhame - Assado Galo - Colorido Cabrito - Colorido Colobo - Espécie de Cachorro selvagem (África)
Sua cantiga: Ogum hoi mariou bobel . Ogum hoi mariou bobel . Ogum hoi mariou bobel . A um bobô a um toú gomel E lê tona ta begé . A si baía odel oguim . A corvou bodel
Ogum clachau marou . Orixá zougum ou mariou . Mariou mariou . Oia ogum calachau Mara-ou . Gum-gum corrourá arau (bis).
[1] Fruta pertecente ao orixá xangô
[2] Cebola
[3] Faca tipo peixeira
[4] Caracol
[5] Fios transados de palha da costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário