sábado, 15 de maio de 2010

Candomblé - As Esposas de Xango

OBÁ - ORIXÁ
Este Orixá feminino dirige a correnteza dos rios e a vida doméstica das mulheres, no contínuo fluxo da vida cotidiana. Guerreira como não teve igual, só Ogum a venceu e tornou seu primeiro marido, depois Xangô á roubou e ela foi sua primeira esposa, tornou-se protetora das esposas, porque em suas tentativas de ser esposa foi enganada, uma vez fizeram na cortar a própria orelha, a segunda quis presentear o marido com iruquerê (um espanta mosca feito com rabo de cavalo) lhe cortaram o rabo do cavalo do próprio marido. Orixá raro de se ver, não se reconhece mais este orixá e assim raspa-se como uma qualidade de Iansã. Sua cor, o vermelho cobre, seu dia da semana terça-feira.
XANGO ORIXÁ
Xangô é o dono do trovão, conhecedor dos caminhos do poder secular, governador da justiça. Teria sido um dos primeiros reis da cidade de Oió, que dominou por muito tempo a maioria das demais cidades iorubanas, merecendo Xangô, talvez por esta razão, culto muito difundido na África. É praticamente o grande patrono das religiões dos orixás no Brasil e seu culto este associado aos de suas esposas Oiá, Obá, e Oxum, originalmente orixás de rios africanos. Tamanha é a diversificação em sua origem, que foram criadas varias qualidades deste orixá, são as conhecidas no Brasil: Aganju, Bacosun, Afonjá, Alafin, Airá, Amirim, Sobo, Baru, Agodo, Kaori, Bade, Baianini, Abomim. (Kerê, Obaribi, Kossô, Jakuta, Oroniam) sendo que na qualidade Airá surge uma sub qualidade: Intilé, Adjase e Igbonã.
Sendo assim o grande rei dos cultos aos Orixás. Tendo sua festa grande atrativo Popular uma Festa Famosa deste é a Fogueira de Xangô realizada por acasião do dia de São Pedro conforme o sincretismo popular. Seu dia comemorativo na semana é as quartas- feiras , e a pedreira é a sua grande morada e a sua saudação é Che Kaô Kabieleci. Em suas saídas ao barracão podemos observar as mais diversas cores, mas a comum é um vermelho terra e Branco, com uma coroa na cabeça e um Xerê na mão.
OYÁ- IANSÃ ORIXÁ
Orixá que na áfrica esta associada ao rio Níger, e que no Brasil por questões óbvia tiveram a perda da referencia “Rio” e passaram a ter outros atributos míticos, Oiá dirige o vento, as tempestades e a sexualidade feminina. É a senhora do raio e soberana dos espíritos dos mortos que encaminha para o outro mundo.
Este orixá possui uma característica muito dinâmica e quando no barracão levantam, a assistência com sua coreografia, muitos homossexuais quando ingressam na seita querem ser deste orixá. O bem da verdade até que não é difícil, pois são muitas as qualidades deste orixá, são elas: (Ilhapopo, Inhatope, Filiaba, Dou Alaba, Bainhã, Ferua, Kori-Koto, Bagã, Apane,Toquem, Silé, Dile, Oiá De, Egum Nita), Seu primeiro marido foi Ogum, mas é conhecida como a esposa reposável por Xangô ter se tornado Orixá.
O nome Iansã ou Iamessam significa nove partes, que em alguns Itás mitologias dos orixás ora são nove filhos ou nove cabeças, Seu dia na semana é as Quartas feiras, seu habitat são as cachoeiras, cruzeiros alto de morros e cemitérios, sua saudação Eparrei Oiá-Oia missorum, quando saí ao barracão costuma carregar ade na cabeça e Eiru (chicote de rabo de cavalo) na mão. No sincretismo popular é Santa Barbara.
OXUM ORIXÁ
Oxum preside o amor e a fertilidade, é a dona do ouro e da vaidade e senhora das águas doces. Tida como a grande feiticeira das Yabás, ora filha de Orunmilá, ora filha de Oxalá com quem possui uma grande ligação, alias com todos os orixás fun-fun, a itas onde aparece até como lésbica em uma relação com Iansã que depois a persegue devido a sua traição, coquete e leviana é uma menina mulher que a todos seduz, grande protetora dos fetos que quer ver os nascer. Seu dia na semana é sábado, sua cor é o amarelo Ouro, sua saudação é “Ora eye o” eu minha mãe Oxum. Sua saída no barracão é mansa e delicada como sua própria, vestida em amarelo com seu ade e seu abebe (espelho), quando em sua qualidade Apara sai vestida como Oia e carrega até mesmo uma espada.
Possui as seguintes qualidades: (Dei, Apara, Eponda, Carê, Oke, Aboto. Abocutava, Acara, Amirin, Taladê, Todemin, Bauila, Mabe, Leuá, Ijidimum, Miua, Eubamba), No sincretismo popular é Nossa Senhora das Candeias, seu habitat é nas Lagoas de água doce, rios e cachoeiras, Conta a lenda que foi oxum que religou o homem com os Orixás, quando resolveu raspar um Yaô, e se inspirou na galinha de angola.

3 comentários:

  1. Oi! Queria saber qual é a qualidade da oxum que é casada com xangô .,...

    ResponderExcluir
  2. Osun bauila,gostaria muito de saber sobre essa qualidade!!
    Obrigado :-)

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito. Obrigado 👍.

    ResponderExcluir