segunda-feira, 10 de maio de 2010

OXUMARÉ ERA UM BABALAÔ MUITO POBRE


OXUMARE ATENDIA AO REI ONI NUM DIA QUE ERA CONHECIDO COMO O DIA DO SEGREDO, MAS QUE POUCO MOSTRAVASSE GENEROSO PARA COM SEU BABALAÔ, MAS OXUMARE QUERIA SER RICO E ENTÃO CONSULTANDO IFÁ PARA SI VIU QUE DEVERIA PROVIDENCIAR UMA EBÓ (OFERENDA) E FOI O QUE ELE FEZ, COMPOSTA POR UMA FACA DE BRONZE, QUATRO SACOS DE BÚZIOS E QUATRO POMBOS. MAS JUSTAMENTE NESTE INSTANTE O REI O MANDAR CONVOCA-LO, ELE IMPEDIDO POR AQUELE ATO DEIXA O REI INCONFORMADO POR NÃO SER ATENDIDO DE PRONTO, MAGOADO NÃO FEZ OS PAGAMENTOS DEVIDOS AO BABALAÔ, DEIXANDO O NA MISÉRIA.
MAS OLOKUM A RAINHA DE UM REINO VIZINHO, PRECISAVA DOS TRABALHOS DE UM BABALAÔ O MANDA CHAMA-LO, POIS ESTAVA COM SEU FILHO MAIS QUERIDO MUITO DOENTE, NOVAMENTE SERVINDO DE PONTE ENTRE OS HUMANOS E A DIVINDADE DE IFÁ, DESCOBRIU TUDO QUE ERA NECESSÁRIO FAZER, PRATICOU OS RITOS E CUROU O GAROTO. A GRATIDÃO DE OLOKUM FOI IMENSA COBRINDO OXUMARE DE RIQUEZAS E SERVOS, QUANDO O REI ONI FICOU SABENDO PARA NÃO PERDER A ATENÇÃO DE SEU BABALAÔ ENCHEU O DE OS MAIS RÉGIOS PRESENTES DE SEU REINO, TORNANDO OXUMARE UM DOS HOMENS MAIS RICOS DO REINO, E MUITO RESPEITADO.

OBS: NESTE ITÁ OXUMARE NÃO TORNA-SE VODUM, PORQUE É CLARO QUE PIERRE VERGER FAZ CITAR EM SEUS CONTOS DAS LENDAS DOS ORIXÁS QUE HOUVE UMA APROPRIAÇÃO DE UM MITO DA FAMILIA DAOMEANA PARA O CULTO NAGÔ, MAS NUMA OUTRA LENDA ELE É CHAMADO AO ORUN E É APRISIONADO POR OLORUM E ASSIM VINDO A TERRA SÓ NA FORMA DE ARCO IRÍS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário