segunda-feira, 3 de maio de 2010

O Encontro com os velhos Amigos...

Após duas horas, devido uma escala em Salvador, aterrizagem em Recife já eram oito e meia da noite em meu relógio, mas sete e meia pelo relógio do Aeroporto devido que aqui eles não utilizam o horário de verão da região sudeste, havia ainda um lindo por de sol, enquanto o observava pela janela do táxi enquanto este me levava ao Hotel, coisa de quarenta minutos já estava me instalando no quarto 41 de fronte a praia de Boa Viagem, uma bela vista claro que sem as lindas banhista naqueles minúsculos biquínis, nesta praia só nada tubarão, achei que depois da janta tomaria um banho, queria esticar as pernas um pouco devido ao vou afinal após os cinqüenta tudo requer muito mais atenção a saúde, chegando a recepção avisei que caminharia um pouco e depois jantaria, iria caminhar talvez até o shopping que ficava até umas quatro quadras, e não imaginava encontrar ninguém conhecido neste pequeno passeio, mas qual foi minha surpresa quando uma mão se apoio em meu ombro dando me um susto por sua delicadeza e maciez de sua voz, ao me virar era Lindamira a filha de Manoel um grande amigo
Do Instituto Gilberto Freire ligado a Universidade do Estado, disse ela o Senhor Continua a mesma coisa porque não avisou papai de sua visita a nossa cidade, ora não procurarei dar lhe desculpa, estou de férias de minhas aulas, mas a primeira coisa que irei fazer e ir verificar se descubro algo sobre o desaparecimento de um colega que mora aqui em Olinda, e ela perguntou - Ele não é conhecido de meu pai também? É sim certa vez lembro que até ajudou Manoel num desdobro de recurso de uma verba para uma pesquisadora Alemã que agora me foge o nome, disse ela - Vou ligar para papai avisa-lo de que o senhor esta aqui! –Não! Por favor, ele não ira me perdoar! Prometo que ligarei sem falta até porque acabei de chegar e só vim comprar algumas coisas pessoais, - Esta bem! Mas trabalho aqui no segundo piso na loja 12 e amanhã ele deve passar aqui para almoçar comigo até lá espero que já tenha o avisado, fique tranqüila que assim que chegar ao hotel ligarei a ele, alias o telefone esta no nome dele não? –Sim! Está,

Retornei ao hotel cansado e nada melhor que um banho, e um jantar para embalar um sono, quase me esquecendo de ligar ao Manoel, para logo poder descansar ele não estava deixei recado de minhas férias e assim que ele pudesse me ligasse, assim não dei atenção ao telejornal e busquei a cama, o sono logo se apossou de mim e as 07h30min já tocavam o telefone me avisando de que havia uma pessoa a minha espera na recepção, pedi que me aguardasse na sala do café que lá estaria em cinco minutos, mas que distração não perguntei quem era, vesti uma camisa pólo vermelha e uma bermuda branca e um tênis destes iate e desci agora ansioso pode ser Sarita, qual minha surpresa ao ver Manoel já tão cedo apesar de saber de seu habito de acordar as cinco da manhã e de fazer longas caminhadas antes que o sol esquente o solo, me dirigindo a mesa em que se encontrava, nos cumprimentamos entusiasticamente afinal no último encontro foi quando de sua ida a São Paulo-SP., a uns três ou quatro anos, disse sua mente já fraqueja meu amigo fazem cinco anos num Seminário em Diadema - SP., a Manoel por isso digo sempre ao meu auxiliar lá em nosso escritório que sou um homem de escritório e não um homem de campo e um dos motivos e que um homem de pesquisa tem a necessidade de mentes privilegiadas, interrompeu-me –Saiu de férias me informou Madalena ainda ontem quando cheguei, e como vinha almoçar com minha filha a Linda lembra-se dela, perdão pedi ao meu amigo relatando o fato ocorrido ontem, -Mas tudo bem almoçamos todos juntos e assim colocamos a conversa em dia, -Você quer subir após o café –Não! Vamos à beira mar convidou-me enquanto não chega à hora do almoço, saímos em direção ao mar enquanto observávamos a praia deserta interrompi o silencio sabe Manoel que sempre em minha juventude gostei muito de viajar, mas depois de minha separação só me dediquei aos livros e as pesquisas literária. Indagou Manoel –Mas porque esta comentando tal fato há algo que deseja me contar de especial sobre esta viagem? –È verdade que não vim ao Recife só por estar de férias! –Então sou todo seu ate daqui a três horas! –Você lembra-se de Makunda? –Claro o casado com a linda Sarita, moram aqui em Olinda, mas porque você descobriu algo do paradeiro dele, - Não! É que me lembrei que você não estava aqui quando ele sumiu não é? Manoel ficou um pouco pensativo e coçou a cabeça e respondeu -Ao bem da verdade acredito que estava aqui sim! Eu não estava foi quando você veio visitar a Sarita, eu me encontrava viajando se não me engano tinha ido ao Rio de Janeiro por conta de um parente de minha esposa que acabou falecendo ainda quando nos encontrávamos lá, o que provocou o atraso de nosso retorno, bem, mas eu e Makunda nunca fomos propriamente amigos as nossas relações praticamente se deram por seu intermédio, aliais sempre o achei muito ciumento e pouco sociável apesar da sempre simpática esposa, interrompi suas divagações - Manoel! Quer parar e ouvir o que tenho para dizer? –Perdoe-me! –Sabe que vai fazer um ano que ele desapareceu? –Não como bem lhe disse ele não fazia parte do circulo de minhas amizades e ele praticamente só morava lá como se fosse uma caixa postal, ainda quando sua esposa ficava por aqui, perdão quero dizer ainda quando ela trabalhava aqui no Centro ainda havia chances de nos esbarrarmos, mas era difícil, - Sabe que hoje irei para passar o final de semana em sua casa, - Ora pensei em lhe convidar para passar o final conosco em minha casa de praia! Mas vejo que você já esta com um ótimo programa ou tem algo há mais que você iria me contar e eu não desligo a matraca, - Não! Na verdade foi ela que inste para que eu passasse o final de semana com ela, apesar de que já faz dez meses que não nos falávamos, - Acredita que ela tem algo para lhe revelar? –Acho que sim! Talvez passado todo este tempo possa ser que ela possa ter descoberto algo? E queira revelar para alguém de confiança, mas que não fique muito próximo deles, ele interrompe novamente –Caro! Amigo sabe onde me encontrar seja para que for, mas já esta na hora do almoço não sei se quer ir almoçar conosco o que seria um prazer –Não! Sarita já me aguarda para o almoço, vamos deixar para a semana que vem eu te aviso logo que retornar e assim marcaremos uma visita a Marlene e as meninas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário