segunda-feira, 17 de maio de 2010

Os tidos Irmãos do Candomblé Ketú

EXÚ ORIXÁ
Exú é o Orixá sempre presente, pois o culto de cada um dos demais orixás depende de seu papel de mensageiro. Sem ele humanos e Orixás e nem os ancestrais não podem se comunicar. Também chamado Legba, Bará e Eleguá, sem sua participação não existe movimento, mudança ou reprodução, nem trocas mercantis, nem fecundação biológica.
Na época dos primeiros contatos de missionários cristãos com os Yorubás na África, Exú foi grosseiramente identificado pelos Europeus com a Figura do Diabo cristão e ele carrega este fardo até os dias de hoje. Este orixá é literalmente aquele mais próximo ao homem e carrega em seu arquétipo às qualidades e defeitos do homem, sua figura normalmente moldada é só o busto onde sobre sua cabeça existe um pênis em riste. Suas cores são o preto e vermelho seu dia da semana é normalmente as segundas feiras, sua arma é um porrete chamado ogó onde claramente se vê na ponta a cabeça de um pênis.
Quando se veste no barracão sua roupa é uma calçola, e uma saieta nas cores Preta e Vermelha com pequenas cabaças presas a saeta e com um gorro grande em sua cabeça e o Ogó nas mãos. É muito difícil, de se ver uma saída deste orixá devido a mística que se criou.
Suas oferendas ou Ebós são:
Cachaça - hoje em muitas casas passaram a oferecer Gim ou outras bebidas forte. Farofa - Ela pode ser feita com água, mel, dendê ou Cachaça com farinha de Mandioca. Pimenta – Fresca principalmente a conhecida como Dedo de Moça. Galo - Grande preto ou vermelho. Cabrito - Principalmente com chifres grandes. Búzios - De todas as qualidades. Obí - Noz de Cola. Velas - Não importa cor. Dependendo do objetivo poderá ser entregue em diversos locais, Rua, Avenida, Encruzilhada nas matas etc. Esta variante da toada é Nagô e não no Keto
Cantiga de Exú: Ibara bá ou abou . Mougibá cuibaxé (bis) . Abou mougibá felebá ogum lonan.

Exú Tiriri Baraobébe tiriri seonan Exú tiriri barao ô Bêbe Tiriri lonan Exú oguim a...




OGUM ORIXÁ
Ogum governa o ferro, a metalurgia, a guerra. É o dono dos caminhos, da Tecnologia e das oportunidades de realização pessoal foi, num tempo arcaico, o orixá da agricultura, da caça e da pesca, atividades essenciais à vida dos antigos.
Assim, ele é muito próximo de Oxossi ou Odé e outros orixás caçadores, como Erinlé ou Ibualama, Logum Edé e Otim, que são os donos da vegetação e da fauna, detendo a chave da sobrevivência do homem através do trabalho. Orixá Oco divide com Ogum o patronato da agricultura, mas foi esquecido no Brasil, provavelmente porque aqui o Candomblé se formou como religião urbana.
E pelo sincretismo foi transformado em São Jorge ou Santo Antonio, e protetor dos Policiais, Seu dia na semana é as terças-feiras, sua cor é o azul, mas suas contas são verde, Quando sai no salão usa capacete, espada, e escudo normalmente de latão, e em seu assentamento e um composto de muitas peças de ferro (bigorna, pregos grandes, ferramentas, facão), no Brasil possui muitas qualidades (Onirê, Ogunjá, Xoroquê etc..).

OXOSSI – ODÉ – INLÉ –ERINLÉ – IBUALAMA ORIXÁ
Este orixá, dizem estar praticamente desaparecido em sua origem (África), mas talvez isto se deva ao fato que mesmo na América ele possui muitos nomes e qualidades que será difícil alegar o seu desaparecimento, mas a bem pouco tempo este era o maior orixá, principalmente no Brasil, onde a nação Ketú foi muito concentrada na região Nordeste principalmente na Bahia e Oxossi é o Rei de Ketú e espalhou na década de 70 para o resto do País.
Suas qualidades são (Onibode, Golonin, Onipapo, Onitapa, Opaoca, Dana Dana, Inlé, Ibualama, darubo, Dile, Taua, Taossi, Mutalambo, Aquerã, Otim). Então podemos crer que na áfrica eram Orixás e aqui são qualidades Otim, Inlé, Erinlé, ou mesmo a qualidade chamada de Mutalambo é na verdade um Nkisi como é chamado os seus deuses na Nação Banto (Angola comumente no Brasil) Mutakalambô cuja definição de suas atribuições é: O Protetor da Caça e dos caçadores, divindade da prosperidade ou seja a mesma que a do Orixá Oxossi. Seu dia na semana terça-feira, sua saudação Eru eje, sua vestimenta é de cor verde quando de sua saída no barracão carrega o Ofá (Ferramenta de ferro - Arco e Flecha ) ou seu Bilala(chibata usada por Oxossi e Otim), É o pai de Logun-Edé com oxum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário