segunda-feira, 10 de maio de 2010

Outras Lindas Lendas utilizadas por Babalawôs...

As Histórias dos Orixás são chamadas de Itás e possuem Centenas:
Alguns chegam às idades dos faraós no antigo Egito e outros chegam a ser modernos.

EXÚ RECEBE EBÓ E SALVA UM HOMEM DOENTE.
Hávia um homem que tinha muitos discípulos. Um dia, quando esse homem adoeceu, mandou seus discípulos a todas as partes do mundo em busca de quem pudesse curá-lo. Mas, mesmo tendo ele feito os ebós como lhe indicaram, todos o abandonaram.
Exú[1], porém, que recebera o ebó[2], disse-lhe: “Levanta-te e segue adiante de mim, que vou te escorando por detrás, até chegar aos pés de quem possa te salvar nesta emergência” assim Exú o ajudou a chegar até Orunmilá[3], que não o desprezou no pior momento de sua vida e o curou.
Interpretação: O destino aponta que nem sempre a ajuda vem de quem se espera, ou esta onde estamos procurando, e que quando esta aparece devemos deixar o preconceito de lado e aceitarmos de bom grado a ajuda.

OGUM LIVRA UM POBRE DE SEUS EXPLORADORES.
Um pobre homem peregrinava por toda parte, trabalhando ora numa ora noutra plantação. Mas os donos da terra sempre o despediam e se apoderavam de tudo o que ele construía. Um dia este homem foi a um babalaô[4], que o mandou fazer um ebó na mata.
Ele juntou o material e foi fazer o despacho, mas acabou fazendo tamanho barulho que Ogum[5], o dono da mata, foi ver o que ocorria. O homem, então, deu-se conta da presença de Ogum e caiu a seus pés, implorando seu perdão por invadir a mata.
Ofereceu-lhe todas as coisas boas que ali estavam. Ogum aceitou e satisfez-se com o ebó. Depois, conversou com o peregrino, que lhe contou por que estava naquele lugar proibido.
Falou-lhe de todos os seus infortúnios. Ogum mandou que ele desfiasse folhas de dendezeiro “mariô” e as colocasse nas portas das casas de seus amigos, marcando assim cada casa a ser respeitada, pois naquela noite Ogum destruiria a cidade de onde vinha o peregrino. Seria tudo destruído até o chão. E assim se fez, Ogum destruiu tudo, menos as casas protegidos pelo mariô.
Interpretação: Podemos observar, que coisas Fantásticas podem acontecer quando nos dispomos a seguir o nosso coração, e verdadeiramente crermos naquilo em que estamos fazendo o impossível só existe quando criamos as barreiras que imaginamos não poder ultrapassar, Nunca limite sua imaginação

OXÓSSI GANHA DE ORUNMILÁ A CIDADE DE KETO.
Um dia, Orunmilá precisava de um pássaro raro para fazer um feitiço de Oxum[6], Ogum e Oxóssi[7] saíram em busca da ave pela mata á dentro, nada encontrando por dias seguidos.
Uma manhã, porém, restando-lhe apenas um dia para o feitiço, Oxóssi deparou com a ave e percebeu que só lhe restava uma única flecha, mirou com precisão e atingiu a ave , quando voltou para a aldeia, Orunmilá estava encantado e agradecido com o feito do filho, por sua determinação e coragem, ofereceu-lhe a Cidade de Keto para governar até sua morte, fazendo dele o Orixá da caça e das Florestas.
Interpretação: Nem sempre as oportunidade de um sucesso trazem a receita em porções que podemos dimensionar. E o sucesso ocorre quando primeiro pensamos em concluir a meta, sem nos preocupar com a recompensa.

OSSAIM RECUSA-SE A CORTAR AS ERVAS MIRACULOSAS.
Ossaim[8] era o nome de um escravo que foi vendido a Orunmilá um dia ele foi à floresta e lá conheceu Aroni[9], que sabia tudo sobre as plantas.
Aroni, o gnomo de uma perna só, ficou amigo de Ossaim e ensinou-lhe todo o segredo das ervas. Um dia Orunmilá, desejoso de fazer uma grande plantação ordenou a Ossaim, que roçasse o mato de suas terras.
Diante de uma planta dores, Ossaim exclamava: “ Esta não pode ser cortada, é a erva que cura as dores”, Diante de uma planta que curava hemorragias, dizia: “Esta estanca o sangue, não deve ser cortada” Em frente de uma planta que curava febre, dizia: “ Esta também não, porque refresca o corpo”. E assim por diante.
Orunmilá, que era Babalaô muito procurado por doentes, interessou-se então pelo poder curativo das plantas e ordenou que Ossaim ficasse junto dele nos momentos de consulta, que o ajudasse a curar os enfermos com o uso das ervas miraculosas.
E assim Ossaim ajudava Orunmilá a receitar e acabou sendo conhecido como o grande médico que é.

Interpretação: A humildade não está localizada a onde pode ser vista. Em você procurar fazer o que sabe ou o que você tem de melhor sem arrogância pode lhe render grandes louvores.



NANÃ FORNECE A LAMA PARA A MODELAGEM DO HOMEM.

Dizem que quando Olorum[10] encarregou Oxalá[11] de fazer o ser humano, o orixá tentou vários caminhos. Tentou fazer o homem de ar, como ele. Não deu certo, pois o homem logo se desvaneceu. Tentou fazer de pau, mas a criatura ficou dura. De pedra ainda foi pior. Fez de fogo e o homem se consumiu. Tentou azeite, água e até vinho de palma, e nada.
Foi então que Nanã Burucu[12]veio em seu socorro. Apontou para o fundo do lago com seu ibiri, seu cetro e arma, e de lá retirou uma porção de lama. Nanã deu a porção de lama a Oxalá, o barro do fundo da lagoa onde morava ela, a lama sob as águas, que é Nanã. É por isso que quando o homem morre seu corpo é devolvido a terra que emprestou uma porção.

Interpretação: Tudo quanto existe tem seu dono, ainda que você o desconheça peça licença para usar, e nunca pense que você comprando de um igual a você possa ter o domínio sobre isto, um dia o verdadeiro dono aparece. Ainda que você não o possa Ver.

OBALUAÊ DESOBEDECE A MÃE E É CASTIGADO COM A VARÍOLA.
Obaluaê[13] era um menino muito desobediente, um dia ele estava brincando perto de um lindo jardim repleto de pequenas flores brancas. Sua mãe lhe havia dito que ele não deveria pisar as flores mas Obaluaê desobedeceu à sua mãe e pisou as flores de propósito, ela não disse nada, mas quando Obaluaê deu-se conta estava ficando com o corpo todo coberto por pequeninas flores brancas que foram se transformando em pústulas, bolhas horríveis.
Obaluaê ficou com muito medo, gritando pedindo à sua mãe que o livrasse daquela peste, a varíola, A mãe de Obaluaê lhe disse que aquilo acontecera como castigo porque ele havia sido desobediente, mas ela iria ajudá-lo.
Ela pegou um punhado de pipocas e jogou no corpo dele e, como por encanto, as feridas foram desaparecendo. Obaluaê saiu do Jardim tão bom como quando havia entrado.

Interpretação: As advertências nos acompanham pela vida toda, e é somente quando resolvemos esquece-las, é que recebemos o pagamento dos desavisado ou dos incautos.

[1] Orixá dos caminhos/das ligações
[2] Oferenda /presente
[3] Orixá que conhece todos os segredos
[4] Sacerdote de orumilá
[5] Orixá dos metais/patrono da agricultura
[6] Orixá das águas doces
[7] Orixá patrono dos caçadores
[8] Orixá das folhas sagradas/remédios
[9] Pode ser uma origem de nosso Saci
[10] Como nosso Deus cristão/O senhor criador de todas as coisas
[11] Orixá encarregado criação do mundo, mas só criou o homem
[12] Orixá cultuado no keto mas sua origem é da nação jeje
[13] Orixá responsável pela peste(varíola) e por sua cura

Nenhum comentário:

Postar um comentário