quarta-feira, 19 de maio de 2010

O Mais Desconhecidos Orixas...

OS ORIXÁS E OS MITOS.
Para nós povo do Santo (Candomblé: Nagô/Angola/Ketu ,etc..) os seguidores dos Orixás devemos possuir um conhecimento básico em comum entre nós, este é o princípio de tudo: Os Orixás são Deuses que receberam de Olorum o ser supremo, a incumbência de criar e governar o homem e o mundo, ficando cada um deles responsável por um aspecto da Natureza e da vida social do homem.
Em sua origem nas terras Africanas eram em milhares, alguns espalhados por todo o continente e outros em pequenas regiões. Nas Américas a quantidade praticamente se limita a uma vintena de Orixás em todo o território brasileiro, claro que chegaram aqui muitos que ainda continuam a serem adorados na África e destes por aqui já foram esquecidos ou incorporados como qualidades de outros Orixás. Muitos pais de santo costumam dizer sem o conhecimento ou a folha, quero ver nascer, isto significa que os mais velhos não souberam escolher as pessoas que receberam estes ensinamentos ou mesmo optaram em não passarem adiante sua sabedoria.
Estes seres serão descritos aqui como na maioria do povo do santo os reconhece, ou seja pelas qualidades e defeitos humanos que seu bio tipo apresentam, física e emocional do Orixá, A dentro deste mesmo as suas variantes que conhecemos como qualidades do orixá. Onde ele é filho de outro orixá, também é o mesmo, mas com outro nome assim: Exú e Legba são o mesmo Orixá. Onde mais se verifica estas situações são em seus itas (Mitologia), bastante comum nesta crença é o orixá mudar de nome dependendo de sua retratação no tempo, ou seja: Oxalá, Oxaguian, Oxalufã, são o mesmo orixá só que em tempos diferentes como descrito: Adulto, Jovem e Idoso.
Neste mesmo orixá é encontrada toda mansidão e paz, como Oxalufã, e noutro estagio o Senhor da Guerra aquele que não aceita a imobilidade Oxaguiã o inventor do pilão e da Cultura Material, e que esta na guerra com Ogum. Omolu e Obaluaiê também estão nesta mesma situação Omulu o velho e o jovem Obaluaiê.
Há ainda orixás que se apresentam masculinos em determinados itas e em outros como femininos é o caso de Odudua ( esposa de Obatalá) ou criador da Terra, outro caso é Otim ora esposa de Oxóssi, ora é um Odé (caçador).

ORIXÁS POUCO CONHECIDOS


OTIM – Orixá ora descrito como feminino é um rio, ora masculino, quando masculino é um odé (caçador) que aprendeu com Oxossi.
OQUE – Orixá Montanha, ele surgiu do fundo do mar.
ORÔ - Orixá da Agricultura que foi traído pela mulher, e se refugiou na floresta onde possui uma voz como de egungun.
ORANIÃ – Orixá pai de Xangô, filho de Lacânge escrava trazida como premio de guerra por Ogum que seu pai Odudua resolveu tomar como esposa, ele nasceu preto e branco.
ODUDUA – Orixá uma qualidade de Oxalá, ora visto como energia feminina, criador do Planeta, criador da separação do Céu da Terra.
ONILÉ - Orixá Terra, ainda se faz um ebó para este orixá, quando se recolhe Iaô, hoje suas funções foram absorvidas, por Nanã ou Omolu.
OLOCUM – Orixá verdadeiramente senhora dos mares e oceanos, que aqui no Brasil não cultuamos.
ORI - Orixá único o primeiro que devemos saudar, antes mesmo que Exu, pois ele é a nossa mente (cérebro).
AJALÁ- Orixá aquém foi dado á responsabilidade de criar as cabeças dos homens.
AJÊ XALUNGA- Orixá, das mares, uma das filhas de Olocum.
OCO - Orixá que com ajuda de Ogum criou a agricultura, é o que julga os feiticeiros, vive nos grotões de mata fechada.
IROCO – É uma árvore que possui um espírito muito poderoso, uns tratam como um Orixá esquecido, outros não, colocado como um egum, é a gameleira onde vive este. Há na Bahia e em Pernambuco algumas Casas que o cultuam como Orixá.
TEMPO- Orixá da nação Bantu (Angola) onde os Deuses são chamados de Nkisi.
ÈGÙNGÙN – Espíritos de nossos antepassados, e são cultuados em muitas casas, e o seu culto mais famoso ou Casa fica nas Aroeiras na Ilha de Itaparica na Bahia. O sacerdote deste Culto chama-se Babaègun, e há uma estória que para poder assumir este posto o homem não pode ser mais Pai ou vir a fecundar uma mulher.

Obs: Egún não é a mesma coisa Ègúngùn, ele é um espirito de um não feito no santo.

4 comentários:

  1. hei senhor criador eu estava fazendo um trabalho ae resolvi pesquisar sobre o orixa oco e eu gostaria de lhe informar que o nome correto é okô

    ResponderExcluir
  2. Discordo da forma em que fala sobre Otim,Otim nunca foi mulher Otim é uma yagba Odé(que quer dizer caçador), o problema é a forma como se lê!

    ResponderExcluir
  3. Discordo da forma em que fala sobre Otim,Otim nunca foi mulher Otim é uma yagba Odé(que quer dizer caçador), o problema é a forma como se lê!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que não otin é uma mulher, guerreira na Nigéria ela é guerreira e linda como a oxum, aqui no Brasil ela tinha 4 seios e era feia,

      Excluir