sábado, 1 de maio de 2010

O Amor que ele ira descobrir nesta Férias....

-Então vou fazer assim o senhor vou chamar de Professor e seu amigo Mukanda de doutor! –Caro amigo? Professor você também é apesar de seus trinta anos de idade sempre foi um excelente aluno e bastante dedicado, talvez se eu fosse mais seu amigo deveria telo aconselhado a uma carreira mais promissora do que a nossa, talvez um bom advogado tributarista teria sido, não você ainda pode ser. –Sabe Douglas qualquer ora irei procurar a esposa de Makunda, - Por que professor? –É que a muito não lhe faço uma visita, e também de repente quero me aprofundar no que ele estava mexendo, - Professor quem estava patrocinando este trabalho? –É o que estou querendo saber? Makunda certa vez comentara comigo que estava analisando horóscopo. – Disse Douglas, um antropólogo analisando horóscopo não é tão diferente professor, esta em muitas culturas antigas, Caldeus e Sumérios o estudavam! -E você sabe de quem ele disse que estava estudando? –Ora professor talvez de um grande personagem da nossa história! –Você esta bem quente em sua suposição! –Talvez Alexandre o grande? –Matarei sua curiosidade! – Diga logo professor, pois assim também me colocarei a sua disposição para esta investigação que pelo jeito ira nos tirar do escritório! –Acalme-se primeiro irei visitar Sarita! –Quem é esta? –A esposa de Makunda! E para isto terei que deixa-lo alguns dias, - Eles continuam a morar lá em Olinda? –Todas as nossas duvidas serão respondidas depois que você me passar à agenda de telefone e falarmos com ela.

E depois de conseguir antecipar minhas férias, e de tratar de alguns detalhes burocráticos, e confirmar o novo endereço de Sarita que mudara de casa, mas para o mesmo bairro só um pouco mais próximo a praia, me adiantara já em nosso colóquio telefônico que fora pelas lembranças que este ano da ausência de seu esposo afinal já estavam casados a mais de 20 anos, é pensava após nossa conversa que nós que lidamos com as coisas do passado ficamos velhos bem antes do tempo, ontem estamos nos encontrando, Makunda e eu, ele um homem grande e magro nascido na Nigéria de inteligência saliente, fora criado num Seminário Celestino, ficara órfão ainda com cinco anos de idade, além de falar seus vários dialetos Tribais, falava o português da colonização e o inglês dos freis, viera para o Brasil não só para sua tese de mestrado, mas me confidenciara que via no Brasil um lar, um lugar próprio para quem não sente um lar noutro lugar do mundo, isto fora muito antes dele praticamente conhecer o mundo literalmente e ter trabalhado com grandes colegas de varias nacionalidades, assim já pensava antes de conhecer a jovem Sarita uma mulata ou morena jambo como é difícil a nós brasileiros definir a nossa cor de pele, - Por quê? Perguntava Douglas, - Veja o caso dos Makundas! A Sarita é uma mistura de mãe peruana com o pai brasileiro baiano que vem a ser filho de açorianos brancos, com a mais pura raça mulata que a Bahia pode produzir e sua beleza nos seduziu, mas não fazia jus a sua simpatia era funcionária pública do estado da Bahia quando a conhecemos, ela trabalhava numa repartição da Secretária de Turismo num destes Congressos promovido pelo Estado creio que foi em l987, porque logo depois eles se casaram e eu não fui o padrinho deste meu amigo, pois os dois acreditavam que padrinhos de casamentos devam ser casados, para que o casamento seja duradouro acho que eles estavam certos, pois o deles estavam durando vinte anos, me trai a mente vinte e um, pois a Sarita ainda não aceita a perda do esposo e nem a policia o encontrou o, creio ser esta uma situação das mais terríveis como uma pessoa acostumada a viagens sai de casa sem sequer dizer aonde vai e ninguém mais sabe de seu paradeiro, isto me intrigava não agora, mas quando soube Sarita já tinha deixado passar uma semana para comunicar a própria policia tanto que ficou respondendo um inquérito durante algum tempo como suspeita do desaparecimento, até surgirem vestígios de alguns pescadores de uma vila na orla de Olinda que informaram a policia no decorrer das investigações de telo visto por lá na época de seu desaparecimento.

Bem já fazia 10 meses desde minha visita a Sarita e apesar de dizer que me hospedaria num Hotel de Recife o Praia Grande, ela me pediu que ficasse em sua casa pelo menos o final de semana para aproveitar a praia, senti que ela já parecia já estar bem melhor, afinal não há melhor remédio do que o tempo para qualquer mal de amor, sem esperar alguém toca a campainha - Não sei por que não me surpreendi de ver o meu auxiliar o jovem Douglas! Com um largo sorriso –Bom dia professor! –Douglas só o esperava no aeroporto? –Há não? Disse ele sempre podemos nos lembrar de algo que o senhor teria que apresentar numa das aulas que eu não saberia onde buscar em suas anotações –Pare com isso! Há quanto tempo você já prepara aulas sozinhas - Mas é diferente com o senhor aqui? –Meu caro amigo não sabe de onde parte esta sua insegurança, você é muito capaz! –Agora o senhor já sabe por que cheguei mais cedo, para pegar este apoio de meu mestre!


Enquanto aguardávamos a partida para o Aeroporto, preparei quatro camisetas pólo uma de cada cor e quatro regatas para o calor nesta época do ano, além de duas calças e quatro bermudas e quase esquecia de duas bermudas de banho afinal não podia me esquecer de que iria a praia de Olinda e claro iria tomar as bênçãos de Iemanjá num lugar tão lindo, - Bem de posse de minha valise com passagens e documentos cartões de credito e algum dinheiro já esta pronto para irmos, disse a Douglas - chame um táxi! Mas ele interrompeu já vim de carro –Não sabe que o estacionamento nos aeroportos é muito caro –Mas professor se o levar de táxi depois terei que voltar até aqui para poder buscar meu caro. –ok tudo bem vamos! , fui embora para uma viagem de férias que me imaginava agüentar quanto muito uns quinze dias, de repente Douglas me solta uma pergunta muito intrigante, - Não vá esquecer de verificar no que o Dr. Makunda estava pesquisando? –Isto me lembrou que era a segunda vez que ele se mostrava interessado nas pesquisas de meu amigo desaparecido, bem fui chamado pelo vôo e nos despedimos e ele - Não se preocupe com nada que eu tomarei conta de tudo professor, ora tenha certeza que não estou preocupado Douglas sei que você tomara conta de tudo afinal são só um mês e meus artigos escreverei todos de meu Lep top, não esqueça de namorar meu jovem, ora e o senhor também tchau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário