sexta-feira, 7 de maio de 2010

Itás "pequenas histórias" de Nossos Orixás...

ERAM OS ORIXAS HOMENS

DENTRE OS MUITOS ITÁS EXISTENTES E ALGUNS JÁ FORAM SITADOS GOSTARIA DE SALIENTAR QUE ALGUNS POSSO ATÉ DIZER DE ONDE OS COLHI E OUTROS INFELISMENTE NÃO OS LEMBRO DE ONDE E APROVEITANDO QUE NESTA SEQUENCIA AONDE NARRO OS ITÁS DE ALGUNS ORIXÁS QUE ERAM HOMENS E POR CONSEQUENCIAS EXTREMAS RECEBERAM A GRAÇA DE SE TORNAREM “DEUSES”.
ISTO PROVOCA UMA CERTA CONTROVERSIA ERAM ELES HOMENS E SE TORNARAM DEUSES OU É MAIS UMA PARABOLA PARA JUSTIFICAR CERTOS ACONTECIMENTOS OCORRIDOS SEM QUE NINGUÉM NAQUELE MOMENTO PODE DESCREVER COM A DEVIDA CLAREZA PARA POSTERIDADE, O FATO É QUE NÃO PODEMOS DEIXAR DE NARRA-LOS, PARA QUE OS SENHORES LEITORES SE FAÇAM JUIZES DESTES ACONTECIMENTOS.

O ITÁ DO OXÓSSI DE UMA ÚNICA FLEXA

CONTA ESTE ITÁ QUE SOBRE UM REINO QUE NÃO TINHA BEM RECEBIDO AS YAMIN AS TINHA DEIXADO MUITO IRRITADAS E ISTO NÃO É PRUDENTE DADA AS SUAS COLERAS, MAS O OLOOFIM DAQUELA ALDEIA NÃO AS QUERIA POR LÁ ASSIM DETERMINOU A SEU POVO QUE NÃO AS CULTUASSEM.
FEITO ISTO ESTAS SE AFASTARAM, MAS JUROU VINGANGA SOBRE AQUELE POVO E AO SE AFASTAREM ESTAS INVOCARAM SEU GRANDE PASSARO, AONDE ELAS CONCENTRAM SEU GRANDE PODER E ERA JUSTAMENTE A ÉPOCA DA COLHEITA, MAS O POVO TINHA MEDO DE SER MORTO AO TENTAR IR FAZER A COLHEITA. O OLOOFIM ENTÃO DECIDIU PRESENTER O CAÇADOS QUE ALCANÇASSE O FEITO DE MATAR AQUELE ENORME PASSARO, NISTO COMEÇARAM APARECER OS CAÇADORES DENTRE ESTES APARECERAM OXOTOGUM, O CAÇADOR DE 20 FLEXAS QUE NADA CONSEGIU, OXOTOGI, O CAÇADOR DE 40 FLEXAS APESAR DE TANTAS NADA CONSEGUIRA CONTRA O TERRIVEL PASSARO, ATÉ QUE CHEGARA A CIDADE OXOTÔKANXOXÔ, O CAÇADOR DE UMA FLEXA ÚNICA.
ESTE POSSUIA UMA MÃE PREOCUPADA E FOI AO ENCONTRO DO BABALAÔ QUE LHE INDICARA O EBÓ PARA APLACAR A IRA DAS YAMIN E TENDO FEITO ISTO ENQUANTO APRECIAVAM SE DO PRESENTE O CAÇADOR CONSEGIU FERIR DE MORTE O ENORME PASSARO.

OBS: ESTA LENDA DEIXA TRANSPARECER QUE ELA E BEM POSTERIOR A ADORAÇÃO DO ORIXÁ OXOSSI QUE REMONTA SUA EXISTENCIA ANTES DO HOMEM PRATICAR A AGRICULTURA.

YEMANJA TORNA-SE ORIXÁ

A OUTRA LENDA NOS COLOCA QUE ESTE HOMEM OXOSSI SE DESSENTENTE COM A MÃE QUE NESTE CASO É YEMANJA QUE NÃO ACEITA A RELAÇÃO DESTE COM SEU OUTRO IRMÃO OSSAIM SENHOR DAS ERVAS MEDICINAIS QUE O HAVIA ENFEITIÇADO COM SUAS POÇOES MAGICAS. SEU OUTRO IRMÃO OGUM O LEVA DE VOLTA PARA A MÃE QUE AO INVES DE RECEBE-LO BEM O AGRIDE, POR NÃO TELA OUVIDO SOBRE OS ENCANTOS DE OSSAIM, EM CERTAS CASA OSSAIM É VISTO COMO DO SEXO FEMININO.
NÃO ACEITANDO TAMANHA REPREENSÃO ESTE A ABANDONA PARA IR MORAR COM OSSAIM NO MATO. AQUI NESTA LENDA, OCORREM DOIS FATOS: DE SERES HUMANOS VIRANDO ORIXÁ. EM PRIMEIRO MOMENTO YEMANJA, INSATISFEITA COM ATITUDE DO FILHO OGUM, QUE LHE CRITICA DE COMO ELA AGIU COM SEU IRMÃO OXOSSI, ESTA EM ESTADO PASSIONAL CHORA TANTO QUE VIRA UM RIO QUE SÓ SE ACALMA QUANDO ENCONTRA O MAR, ASSIM TORNA-SE UM ORIXÁ.


ODÉ O CAÇADOR TORNA-SE ORIXÁ “OXOSSI”

QUANTO ODÉ QUE FOI VIVER NO MATO, NUNCA SE PRENDEU A PRECEITOS E NUMA DE SUAS CAÇADAS SE DEPAROU COM UMA LINDA COBRA QUE LHE ADVERTIU QUE NÃO PODERIA SER CAÇADA, MAS O GRANDE CAÇADOR NÃO SE DETEVE DIANTE DAQUELA CONVERSA E ALÉM DE CAÇAR A RETALHOU E COZINHOU COMO UMA FARTA REFEIÇÃO, NESTA ÉPOCA ESTAVA ELE CASADO COM A BELA OXUM QUE AO CHEGAR EM CASA O ENCONTRARA O MORTO E AO SEU LADO UM ENORME RASTRO DE COBRA ERA OXUMARE QUE RETORNARA A MATA.
OXUM DESPERADA E SOFRENDO DE TAMANHA SOLIDÃO QUE SEU CHOROU FOI OUVIDO PELA DIVINDADE DE ORUNMILÁ SEU PAI, QUE ESTE TERIA RESSUSITADO ODÉ, O CAÇADOR E FEITO RENASCER SOBE A FORMA DIVINA DE OXÓSSI.

Obs: NESTA LENDA CABE MUITAS PERGUNTAS? OXUM JÁ SERIA UMA “DEUSA”? OU NO MINIMO SEMI DEUSA? UMA VEZ QUE ERA FILHA DE UM “DEUS”? OXUMARE ORIXÁ DA NAÇÃO JEJE JÁ ESTA INTEGRADO A NAÇÃO KETO? SE JÁ ERA ORIXÁ OU VODUM? COMO NARRA O ITÁ OBSERVAMOS QUE ELE FALA, E MORTO E RESSUSITA? ESTE ITÁ NASCEU NA AFRICA OU NO BRASIL, E QUAL SUA REAL INTEÇÃO OU INTERPRETAÇÃO QUE PODEMOS COLHER DE SEUS BABALAÔS.

O GUERREIRO “OGUM” VIRA ORIXÁ

O GRANDE GUERREIRO OGUM NUNCA PODE PERMANECER LONGE DAS DISPUTAS E ASSIM SEMPRE SE DISPOS A GUERRA NÃO SÓ PARA AMPLIAR SEUS DOMINIOS, MAS MUITO PARA AUXILIAR OS OPRIMIDOS, CERTA FEITA DEIXOU SEU FILHO NO LUGAR DE REI DE IRÊ. PASSADOS ALGUNS ANOS O VELHO GUERREIRO RETORNA NÃO RECONHECEU O LUGAR NEM OS COSTUMES E NEM SEU POVO O RECONHECEU, POR INFELICIDADE, NO DIA DE SUA CHEGADA, CELEBRAVA-SE UMA CERIMONIA NA QUAIS TODOS DEVERIAM SE CALAR. O GRANDE GUERREIRO ACHOU-SE OFENDIDO, POIS CHEGARA COM FOME E SEDE E NINGUÉM PARA ATENDÊ-LO, IRRITADO A FURIA TOMAVA CONTA DE SUA MENTE E ELE, POIS-SE EM FURIA E COMEÇA ATACAR A TUDO E A TODOS MATANDO VARIOS DE SEU POVO.
CANSADO, QUANDO JÁ ACABARA A CERIMONIA SEU FILHO VEIO VERIFICAR O OCORRIDO E MANDOU QUE ATENDESSEM SEU PAI CONDIGNAMENTE E O ENGANO FOI ESCLARECIDO, OGUM VIU A EXTENSÃO DA LOUCURA QUE COMETERA SIMPLESMENTE POR NÃO TER TIDO A MEMORIA DE SABER QUE O DIA ERA DE SILÊNCIO RITUAL, POR TER O TEMPERAMENTO EXPLOSIVO E VINGATIVO, ARREPENDEU-SE AMARGAMENTE DA MATANÇA E, DECIDIDO A NUNCA MAIS PERMITIR QUE ISSO SE REPETISSE CRAVOU SUA ESPADA NO CHÃO. ESTE SE ABRIU E O TRAGOU SENDO NUNCA MAIS VISTO.
É A PARTIR DA FORTE EXPLOSÃO EMOCIONAL DE SEU ARREPENDIMENTO QUE OGUM DEU CABO DE SUA VIDA, TORNANDO-SE UM ORIXÁ. DIZEM TER ELE AVISADO AO FILHO QUE SÓ RETORNARIA AOS SEUS QUANDO INVOCADO COM EXTREMA NECESSIDADE, POIS SE ASSIM NÃO FOSSE SE BANHARIA NO SANGUE DE QUÉM O INVOCARÁ A TOA.

O JOVEM E GARBOSO XANGÔ TRANSFORMASSE EM ORIXÁ

ESTE BRAVO ASSUME O POSTO DE REI NA CIDADE OYÓ E NESTA ÉPOCA ESTA CASADO COM A GUERREIRA YÁNSÃ DETENTORA DE GRANDES PODERES, E ELE ENCOMENTA A UM GRANDE FEITICEIRO UM PODER DE CUSPIR PEDRAS DE FOGO COM A VOZ DE TROVÃO, E QUÉM MELHOR DO QUE SUA PODEROSA ESPOSA PARA IR BUSCAR TAL FEITIÇO.

ANTES DE PARTIR PARA TAL EMPREITA XANGÔ ADVERTIU QUE NÃO DEVERIA ABRIR O SACO QUE CONTINHA TAMANHO PODER, MAS A CURIOSIDADE DE YANSÃ FOI MAIOR E ESTA ACABOU DESCOBRINDO O TAMANHO PODER QUE ALI ESTAVA CONTIDO E ABSORVEU PARTE DO PODER, TANTO QUE QUANDO ESTA ENTREGOU O SACO A XANGÔ ESTE SUBIU AO ALTO DE UM MONTE E PROMUNCIOU O SEU PODER E ESTE FOI TÃO AMPLO EM SUA PESSOA QUE DESTRUIU SEU REINO.
XANGÔ, DESESPERADO, SEGUIDO APENAS DE YANSÃ QUE PRESENCIOU TODA SUA FURIA E CONTEMPLO QUE O REI SE CONSUMIU EM SEU PODER, ASSIM YANSÃ PERDIA SEU AMOR E DESENCADEOU TODA SUA IRA DESESTABILIZANDO TUDO A SUA VOLTA ATÉ CHAMAR A ATENÇÃO DE OLORUM, QUE PARA ACALMA-LA, TIROU PARTE DE SEU PODER E TRANSFORMOU O GUERREIRO JÁ MORTO EM UM ORIXÁ QUE PASSOU A DIVIDIR COM ELA SEUS PODERES E ELA FICOU SUBMISSA AO PODER DE XANGÔ.
A BASE DESTE ITÁ COLHIDO NO LIVRO DE PIERRE VERGER, LENDAS AFRICANAS DOS ORIXÁS, ONDE O ORIGINAL DESTA ACRESCENTA DE MANEIRA UM POUCO DIFERENTE ESTA MESMA LENDA, E ONDE O AUTOR RELATA O FATO EM OUTRA SITUAÇÃO E EM OUTRA CIDADE “TAPA” E QUE NA SEQUÊNCIA YANSÃ SOLITÁRIA FEZ O MESMO EM IRÁ. OXUM E OBÁ SABENDO DE SUA MORTE TRANSFORMAM-SE EM RIOS E CONSEQUENTEMENTE VIRAM ORIXÁS.

OBS: A LENDA COMO FOI CONTADA AQUI EU OUVI DE MINHA MÃE “OMINABELA”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário